Em breve o Conclave fechará as portas, e um novo Papa será anunciado
Depois da morte de Sua Santidade, Papa Francisco, os Cardeais da Igreja Católica irão se reunir para fazer a eleição para o novo Papa.
MUNDORELIGIÃO
Victor de Jesus
4/24/20254 min read


O Papa Francisco, Líder Máximo da Igreja Católica Apostólica Romana, faleceu na Segunda, 21 de Abril de 2025, às 07h35 (horário de Roma), que corresponde à 02h35 no horário de Brasília. A causa oficial de sua morte, anunciada pelo Vaticano, foi um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Insuficiência Cardíaca. O funeral está marcado para 26 de abril, e ele será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, em vez das tradicionais Grutas do Vaticano.
O Papa Francisco deixa o Mundo com muitas reformas, e ele é considerado um Papa com viés progressista. Pediu desculpa publicamente pelos escândalos de Pedofilia nas Igrejas pelo Padres; Autorizou a bênção a casais LGBTQIAPN+, mesmo mantendo a posição da Igreja sobre o casamento como sendo entre um homem e uma mulher; Discursou em favor dos imigrantes. E um dos seus feitos foi a indicação de inúmeros Cardeais com diversidades étnicas. Garantindo que seu sucessor possivelmente não seja um europeu.
Atualmente, o Colégio Cardinalício conta com 252 Cardeais, sendo que 135 são eleitores, ou seja, que podem votar no próximo Conclave e também podem ser votados. Ou seja, todos os Cardeais eleitores, também são elegíveis. Os Cardeais eleitores são aqueles com menos de 80 anos, conforme as regras estabelecidas pela Igreja Católica.
Dentro desses 135 Cardeais, 108 foram indicados pelo Papa Francisco, enquanto que 22 foram indicados pelo seu antecessor, Bento 16, e 5 por João Paulo 2º.
E o Papa Francisco nomeou em 10 cerimônias chamadas de Consistórios, onde os indicados pelo Papa são nomeados diretamente por ele um Cardeal, entregando esse título a sacerdotes de todo o mundo. O Colégio Cardinalício está mais diverso do que nunca, refletindo escolhas como a nomeação de cardeais do Congo, Mongólia e Timor-Leste, regiões historicamente pouco representadas.
A Europa ainda tem a maior parcela de Cardeais eleitores (39%), mas caiu em relação aos 52% de 2013, quando o Papa Francisco foi eleito. O segundo maior grupo de eleitores agora vem da Ásia e Oceania, com 20%, seguido da América Latina (18%) e África (16%). A América do Norte representa 7% dos eleitores.
Isso significa que o próximo Papa pode vir de qualquer lugar do mundo, tornando esta eleição mais imprevisível.
Será que há chances de um Papa africano ou asiático desta vez?
A resposta é sim! Dentre os favoritos para serem Papas temos até um Brasileiro! Vamos conhecer 5 deles.
Peter Turkson
De Gana, com 76 anos de idade.
É uma figura influente na Igreja Católica e foi o primeiro ganês nomeado cardeal em 2003 por João Paulo II. Ele já foi considerado papável no conclave de 2013 e, se eleito, seria o primeiro papa africano em 1,5 mil anos. Apesar disso, Turkson declarou não aspirar ao cargo e acredita que critérios geográficos complicam a escolha.


Luis Antonio Tagle
Das Filipinas, com 67 anos de idade.
É conhecido por sua vasta experiência pastoral e por liderar diretamente entre o povo. Ele poderia se tornar o primeiro papa asiático, contando com o apoio significativo dos cinco cardeais das Filipinas. Apelidado de "Francisco asiático", Tagle é moderado e comprometido com questões sociais, mostrando empatia por imigrantes e defendendo uma postura mais compassiva da Igreja em relação a pessoas LGBTQIAPN+, divorciadas e mães solo.


Pietro Parolin
Da Itália, com 70 anos de idade.
Foi secretário de Estado do Vaticano e principal conselheiro do Papa Francisco, atuando como uma espécie de "vice-papa". Ele é visto como um dos favoritos, conhecido por priorizar a diplomacia e uma visão global, embora tenha críticos que preferem um foco maior no dogma católico.


Peter Erdo
Da Hungria, com 72 anos de idade.
Foi arcebispo de Budapeste, é visto como representante da ala conservadora da Igreja. Ele se opõe ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, à ordenação de mulheres e ao apelo de Francisco para acolher imigrantes, alinhando-se às políticas anti-imigração do presidente Viktor Orbán. Apesar disso, Erdo tem boa relação com Francisco e líderes africanos, o que, somado ao apoio europeu, pode fortalecer suas chances no Conclave.


Dom Sérgio da Rocha
Do Brasil, com 65 anos de idade.
Arcebispo de São Salvador da Bahia, é apontado como um dos favoritos no conclave sul-americano. Natural de Dobrada (SP), nasceu em 1959 e foi ordenado sacerdote em 1984. Com doutorado em Teologia Moral, iniciou seu ministério episcopal em 2001 e foi nomeado cardeal em 2016 pelo Papa Francisco. Desde 2023, integra o C9, grupo de cardeais que assessora o Papa.


O Papa Francisco, praticamente, tentou garantir que os projetos de uma Igreja Católica mais progressistas se mantenham. Mas de toda forma a Igreja é uma instituição milenar, e toda mudança feita nela, é como virar um navio em alta velocidade. E para a Igreja continuar existindo, há uma busca constante “para se equilibrar entre a necessidade de se adaptar ao futuro e a de preservar o passado.”
História
Desde 2004 presente nos melhores eventos:
VillaMix, Happy Holi, Samba Recife, Olinda Beer, Sala de Justiça, Réveillon de Carneiro, De Bar em Bar, Balmasquè, Carvalheira e muito mais.
Contato
(81) 99677-2112
© 2025. All rights reserved.