Papa Francisco morre aos 88 anos por AVC e complicações cardíacas, anuncia Vaticano

Pontífice faleceu em sua residência após agravamento de problemas respiratórios e pré-existentes; líder católico era o mais longevo da última década.

MUNDO

4/21/20251 min read

Cidade do Vaticano, 21/04/2025 — O Vaticano confirmou oficialmente nesta segunda-feira (21/4) a morte do papa Francisco, aos 88 anos, em seu apartamento na Residência Santa Marta, por volta das 2h35 (horário de Brasília). A causa foi um Acidente Vascular Cerebral (AVC) seguido de "insuficiência cardíaca irreversível", decorrentes de complicações de pneumonia bilateral, diabetes tipo II e hipertensão arterial.

Saúde frágil e internações recentes

O líder da Igreja Católica, cujo nome de batismo era Jorge Mario Bergoglio, já enfrentava problemas de saúde recorrentes. Em fevereiro, ficou 38 dias internado por bronquite e insuficiência respiratória, recebendo alta há um mês. Apesar disso, manteve agenda ativa: no último domingo (20/4), participou da Benção de Páscoa, cumprimentou fiéis e reuniu-se com JD Vance, vice-presidente dos EUA.

Legado e sucessão

Francisco, o primeiro papa latino-americano da história, tornou-se o pontífice mais longevo da última década, marcando seu papado por reformas e postura progressista. Com sua morte, a Igreja segue o protocolo de sede vacante até a eleição de um novo líder em Conclave.

Últimas horas e detalhes

  • Local do falecimento: Apartamento na Residência Santa Marta (onde preferia viver em vez do Palácio Apostólico).

  • Causas associadas: Além do AVC, agravamento de condições pré-existentes, incluindo diabetes e infecções pulmonares.

  • Últimas aparições: Na véspera, mostrou-se frágil, mas lúcido, durante eventos da Semana Santa.

O Vaticano declarou que os funerais seguirão os ritos tradicionais, com data a ser anunciada em breve. O corpo será velado na Basílica de São Pedro para despedida pública.

Bergoglio deixa um legado de aproximação com os marginalizados e desafios à estrutura eclesiástica. O mundo aguarda agora o próximo capítulo da Igreja Católica.